terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A oferta e a oração

Parece que quando você para pra rezar
No meio de uma loucura de trabalho,
Vem tudo a tona.
Na oração o sangue esfria
E ai você precisa enfrentar
O quanto você esta cansado
O quanto o seu corpo dói
O quanto você esta vazio
O quanto as coisas por elas mesmas são vazias e sem sentido
E quantas desilusões foram necessárias
Para você compreender o que vale a pena.
O quanto você precisa de Deus!
Precisa-se de muita coragem e firmeza para rezar assim
Oração assim é sinônimo de não fugir do sofrimento
Mais ao contrario abraca-lo e vive-lo de uma forma muito intensa
Não por se querer sofrer,
Mais porque a oração lhe dá a consciência da oferta que você esta fazendo
Através dela a oferta se torna consciente, conhecida
Tanto em seus frutos
Como em suas mortes e conseqüências.
Assim não se vive o sacrificando em uma relação subjetiva
Mais bem ao contrario, se vive em uma relação bem concreta
Afinal de contas, me formastes um corpo…
Assim a oração se torna o lugar de encontro
Onde se consuma toda a oferta, todo o sacrifício.
Tudo adquiri sentido!
Bendito seja Deus que é amor
Bendito seja Deus que nos escolheu
Bendito seja Deus cujo serviço não é brincadeira.
Bendito seja Deus ao qual eu confio a minha vida e a minha oração.
Quanta saudade para ser ofertada,
Quanta vontade de estar em casa para fecundar a igreja
Quanta falta da vida ordinária
Quanta violência para lubrificar as engrenagens da comunidade.
E no meio de tudo isso é impossível esquecer a nossa pobreza e fraqueza…
Que todo o tempo bate a nossa porta,
E mesmo com ela, nos entregarmos a Deus
Nos consumirmos de amor.
Pois mesmo Deus tendo operado tanto e sendo tão maravilhoso
Continuo eu, com meu coração duro e pecador,
Insistindo tantas vezes em compensações
Que longe estão do amor de Deus e da sua Santa Vontade,
O meu único e verdadeiro céu!
Oferta onde tantas vezes a exigência do serviço
Exige de nós o sacrifício da oração parada,
Ai tudo se torna oportunidade
E o menor espaço de tempo livre ou gesto de devoção
Se torna oração e leva as lagrimas
Quase êxtase, para quem se vê tão fraco e pobre,
Ofertando Deus por pura misericórdia Dele mesmo.
Sacrifício custoso, comprovado na própria carne seus danos
Acolhido com dor, e unido com confiança a Divina Misericórdia
Que tudo sabe e conhece.
O mais engraçado…
Corpo, cabeça, coração,
Tudo doendo…
A saudade dos meus troando…
Mais uma estranha paz e fecundidade dentro de mim.
Silenciosa,
Simples
E imensamente rica paz!
Wilde Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário